
Passei um bom tempo indiferente sobre One Piece, sem qualquer pressa para continuar com o diário de bordo. Dias corridos, outras prioridades… somente em junho de 2023, meses após a última investida, bateu aquela vontade de prosseguir.
A experiência estava legal, então já sabia que hora ou outra retomaria, aguardando apenas o mínimo de ócio. Enquanto isso, fugi dos spoilers como Luffy da aula de natação, tarefa difícil para quem trabalha diariamente com nerdices e cultura pop!
Sem mais delongas, a dinâmica agora é a seguinte: através do One Pace, projeto que remove todos os fillers da animação para proporcionar um ritmo mais próximo ao mangá, encarei cerca de 4 horas praticamente ininterruptas do anime.
Quantos arcos consegui avançar nessa brincadeira? Descubra a seguir:
Loguetown (02/08 – 1:35:09)
42. Conhecemos o sistema de recompensas, definido pela Marinha. Logo de cara, Luffy recebe um cartaz com valor absurdo e fica eufórico, enquanto Nami e Zoro demonstram preocupação.
43. Loguetown é o local onde Gol D. Roger, o Rei dos Piratas, nasceu e morreu. Está nas proximidades da Grand Line.
44. Usopp alcança um novo nível de inocência ao entrar na loja de bugingangas, o clássico pega-turista.
45. Zoro comprando espadas e “testando a sorte” é o suprassumo do badass, baita cena!
46. Dracule Mihawk encontra seu velho conhecido Shanks, que aparece celebrando o cartaz de procurado e naturalmente a ascensão de Luffy como pirata. A vila onde o protagonista nasceu também está em festa!
47. Aos poucos vamos conhecendo os intrigantes capitães da Marinha, como Smoker e Daddy the Father, ótimos exemplares do próximo tópico.
48. A concepção de personagens em One Piece é realmente incrível, entregando criatividade de sobra que proporciona distinção entre cada persona, além de referências por todos os lados. Não à toa, a criação de mundo é tão aclamada!
49. Descobrimos que Yasopp, pai do Ysopp, está no bando de Shanks.
50. Através de um flashback, vemos a execução de Gol D. Roger.
51. Buggy e Alvida retornam como aliados.
52. Espera aí… Luffy foi realmente salvo da execução por um raio? Seria pura sorte ou determinado elemento está prestes a ser introduzido?
53. Zoro está cismado com as semelhanças entre Kuina, sua falecida amiga de infância, e Tashigi, a espadachim de Longuetown.
54. O grupo está cada vez mais unido, passando a sensação de equipe, tripulação.
55. Conhecemos Dragon, responsável por encerrar a luta entre Smoker e Luffy. Parece algum tipo de entidade ou ser superior.
56. Grand Line é logo adiante!
57. Apesar de juntos para o que der e vier, cada membro da tripulação possui a sua própria jornada e almeja algo diferente. O interessante e ponto valioso em One Piece é que em nenhum momento esses anseios são deixados de lado, focando apenas no protagonista Luffy.
Reverse Mountain (02/08 – 49:43)
*Disclaimer: estou assistindo com o áudio original (japonês) e legendas em inglês, pesquisando sobre o assunto em português. Ignorem a mistureba de idiomas quando me refiro a determinado personagem, termo, local e afins!
58. Conhecemos duas pequenas e curiosas variações na vastidão azul, rapidamente introduzidas e transpassadas.
Calm Belt, local de criaturas gigantescas onde não há qualquer vento, e claro, ondas pra navegar. Logo depois, Reverse Mountain, cuja correnteza literalmente leva o barco ladeira acima.n
59. Quão imensas podem ser as criaturas marinhas de One Piece? A baleia Laboon é HUGE! Descobrimos logo depois que se trata de um exemplar da maior espécie de baleias do mundo.
60. Laboon está há 50 anos no mesmo local, aguardando que os Piratas Rumbar retornem da perigosa investida na Grand Line. A baleia era praticamente parte da tripulação, acompanhando o navio e interagindo com os tripulantes, até que precisou ser deixada para a sua segurança, entretanto, com a promessa de retorno por parte dos amigos piratas.
Durante o longo período, ela vem se chocando contra as montanhas que intitulam o arco em questão, tentando atravessá-las. Tarefa impossível, mesmo para um animal tão grande e forte!
Existe um senhorzinho que tenta aplacar o sofrimento de Laboon, através do tratamento mais invasivo da história: viver dentro do próprio bicho, até mesmo construindo estruturas como portinholas e corredores, enquanto administra um calmante!
61. A beleza de One Piece está em momentos como a interação entre Luffy e Laboon, quando o rapaz dá um novo motivo para a baleia seguir em frente.
Whisky Peak (03/08 – 1:11:15)
62. Navegar no Grand Line não é tarefa fácil. Mesmo com as habilidades de Namy como navegadora, o Log Pose é imprescindível.
63. Whisky Peak é a ilha de boas-vindas da Grand Line. Os moradores celebram acentuadamente a chegada dos piratas, então os Chapéus de Palha parecem estar no paraíso.
64. Percebermos que os residentes são na verdade membros da Baroque Works, uma organização criminal secreta.
65. Entre os tripulantes, Zoro é o primeiro a descobrir tudo. O personagem parece cada vez mais durão, marrento, colocando as manguinhas de fora enquanto testa as novas espadas.
66. Os membros da Baroque Works não sabem o nome um do outro. Eles são identificados por números, onde quanto menor, mais forte.
67. Descobrimos que Mr. 8 e Miss Wednesday são de Alabasta, respectivamente, Capitão da Guarda Real e a princesa Nefertari Vivi. Ambos estão infiltrados na Baroque Works.
68. Por uma mera confusão nos fatos, “do neida”, Luffy e Zoro estão lutando com força máxima!
69. O líder da Baroque Works, Mr. 0, é um Shichibukai (corsário a serviço do Governo Mundial, segundo pesquisa) chamado Crocodile. Vivi revela sem querer, vacilona!
70. Igaram (Mr. 8) explodiu junto com o navio, obra da famosa Nico Robin (o nome ainda não foi revelado, mas claro, já conheço a figura). Ela é vice-presidente da Baroque Works.
Koby e Helmeppo (03/08 – 15:11)
00. Cogitei pular Koby e Helmeppo, considerando que o arco é listado como um misto entre canônico e filler.
71. O arco em questão é uma história paralela, mostrando o início da jornada dos personagens na Marinha.
72. Helmeppo é filho de Morgan (o “Mão de Machado”, preso ainda em Romance Dawn), que coincidentemente, está sendo transferido para o Quartel-General da Marinha justamente no navio onde o rapaz serve.
73. Após um ato de coragem, Koby e Helmeppo são levados pelo Vice-Almirante Garp para a principal divisão da Marinha. No local, a dupla treina sob a supervisão do oficial recém-introduzido.
***
Fechamos precisamente com 3 horas e 51 minutos, incluindo cada abertura.
Daqui a sei lá quantos meses, quando mandar mais alguns arcos para a conta e a terceira parte for publicada, o link será disponibilizado aqui!