Importantes ou não para o desenrolar da trama, mascotes são sempre bem-vindos em animações japonesas, graças ao trunfo de cativar tão facilmente protagonistas e público.
Hawk – Nanatsu no Taizai
O porquinho falante, filho da enorme porca verde que carrega a taverna Chapéu de Javali, capitão das sobras e talvez o personagem com a maior autoestima de toda série, consegue ser crucial para a trama, se envolvendo em momentos fatídicos, influenciando no destino de seus companheiros e, claro, funcionando muito bem como alívio cômico na hora do vamos ver.
Morgana – Persona 5
Embora possua um nome feminino e aparência de felino, Morgana se declara como homem e afirma ser um humano, se incomodando quando chamado de gato. Extremamente rude, arrogante, sarcástico e presunçoso, é uma metamorfose incerta de suas origens, que se junta ao protagonista depois de ser resgatado. Com todos esses traços, acaba atraindo bastante atenção.
Nyanko-sensei – Natsume Yuujinchou
Madara (ou Nyanko-sensei) é uma criatura mística conhecida no folclore como youkai, que após ter passado um bom tempo selado como um “gato da sorte” (objeto tradicional da cultura japonesa), acabou assumindo a forma do mesmo. Porém, sua verdadeira e intimidadora forma não demora para vir à tona.
Seu laço com o protagonista Natsume foi iniciado por puro interesse, porém ao longo do desenvolvimento da história, do seu jeitinho peculiar, ele acaba se tornando um grande parceiro do rapaz.
Sua história misteriosa e os fatos citados acima, garantem sem dúvida alguma uma vaga no seleto grupo aqui listado.
Happy – Fairy Tail
Envolto em grande parte dos eventos cômicos da série, é um especialista em magos e guilds, mediador oficial das confusões entre Natsu e Gray, além de um dos principais protagonistas.
Apesar da aparência felina, Happy é na verdade uma criatura mágica chamada Exceed, vinda do mundo de Edolas. Como se isso importasse, não é mesmo? Continua sendo um gatinho com asas. Aye!
Umigame – Dragon Ball
Okay, temos aqui uma presença destoante em termos de aparição e participação, mas não dava para deixar essa simpática tartaruga de fora!
Você sabia que Umigame foi a responsável pelo encontro entre Goku e Mestre Kame? Após ter sido confundida com uma rocha e na sequência salva pelo jovem protagonista, acompanhado de Bulma, Umigame apresentou à dupla seu companheiro de longa data, que os presenteou com a Nuvem Voadora e a Esfera do Dragão de Três Estrelas. Será que a cascudinha foi importante?!